Mustang conquistou o mundo
O Ford Mustang, que até então era visto "apenas" como um fenómeno americano, está a tomar o mundo de assalto. Disponível pela primeira vez com o guiador à direita, as vendas na Europa, Médio Oriente e Austrália estão a ser um sucesso e mesmo dentro de portas, nos Estados Unidos, tem vindo a ganhar terreno ao "velho" rival Camaro…
"Estamos sempre a tentar vender mais uma unidade com volante à direita", afirmou Carl Widmann, engenheiro chefe do Mustang. "No geral, já excedemos as expectativas. Estamos a atrair novos clientes satisfeitos e de várias regiões", concluiu.
Só na Europa, a Ford já vendeu 20 mil unidades do Mustang desde que as entregas começaram no ano passado, sendo que 6 mil foram na Alemanha, o maior mercado automóvel europeu e 4 mil foram no Reino Unido, o segundo maior. A marca da oval azul vai mais longe e garante que entre os automóveis com mais de 250 cv, o Mustang é mesmo o mais popular do Reino Unido. A este "título" junta-se o de carro desportivo mais vendido este ano na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e África do Sul.
Até ao mês de Agosto, o Mustang tem uma liderança sobre o Camaro de cerca de 33 mil unidades, uma margem tão grande que mesmo que a Ford não vendesse mais nenhum modelo no que resta do ano provavelmente era suficiente para terminar o ano na frente.
Contudo, os números não parecem assustar os responsáveis da General Motors (GM), pelo menos de acordo com as mais recentes declarações de Todd Christensen, director de marketing da GM, que afirmou que "para nós [GM], está tudo relacionado com o volume certo", antes de acrescentar "se gostaríamos de ser líderes de vendas? Sim, mas não em detrimento de outras coisas", rematou.
Mas apesar da enorme popularidade na Europa, o efeito "Mustang" teima em não chegar ao nosso país e as razões são simples. Ora então vamos a contas: Nos Estados Unidos a versão base do Mustang GT equipado com motor V8 custa 32.645 dólares (29.245 euros). Por sua vez, um alemão que queria comprar esta mesma versão é "obrigado" a desembolsar 43 mil euros, menos 3.500 euros do que um espanhol teria de pagar. Por fim, um português que queria adquirir exactamente o mesmo modelo tem de gastar 94.368 euros… Por outras palavras, o que pagaria por este modelo em Portugal dava para comprar dois exemplares iguais em Espanha ou na Alemanha. E estes valores colocam o Mustang num campeonato que não é o seu.